12 de março de 2008

Mais de 50 anos no escuro



Em sua pequena casa, com apenas três cômodos, Remigio Allebrandt escuta rádio enquanto prepara o almoço no fogão à lenha. Morador da localidade de Chapadão, interior de Brochier, o agricultor não precisa mais gastar seis pilhas grandes para ouvir música. O aparelho de som agora fica ligado à luz.

Remigio nasceu na casa onde mora, há mais de 50 anos. Até pouco mais de um ano, ela não tinha energia elétrica. Um orçamento feito em 2001 apontou que seriam necessários R$ 8.000,00 para a instalação da rede, valor que Allebrandt não tinha como pagar. Através do programa Luz para Todos, do governo federal, o agricultor ganhou um kit com o poste, caixa de luz, lâmpadas e tomadas.

Sem energia, Remigio vivia como os antepassados. Para conservar a carne, secava com fumaça, fazendo uma espécie de charque. A comida produzida tinha de ser consumida antes que estragasse. À noite, a casa era iluminada por velas, o que gerava risco de incêndio, pois a residência é toda em madeira.

Para se manter informado, o agricultor conversava com os vizinhos e amigos. Agora, Remigio sabe tudo que acontece no mundo através da televisão, que ganhou de um sobrinho, que também deu uma geladeira. “É muito bom”, resume.

Nenhum comentário: