Sob orientação da professora Cássia Zanon, os estudantes realizaram um seminário, no último dia 17, com objetivo de conceituar o termo jornalismo online, observando bons e maus exemplos.
Desta análise, foi possível perceber que os sites não são unanimidades, isto é, possuem iniciativas interessantes, mas também têm seus pontos falhos. A página do Estadão foi lembrada pelos infográficos. Já o G1 ganhou destaque por oferecer textos com hiperlinks, áudio, vídeo e imagem de forma organizada, assim como o britânico The Guardian.
“Não tem uma fórmula básica. Esta é uma frase que todos tem que ter na cabeça”, enfatizou a professora Cássia Zanon, ratificando as colocações dos alunos de que o texto para internet não deve ser curto nem longo, mas precisa ter o tamanho necessário para informar com qualidade.
Nesta tarefa de produzir um bom conteúdo, a web oferece muito mais opções, como texto, foto, vídeo, áudio e infográfico. O problema está na utilização destes recursos: não é porque está disponível que se deve usar tudo ao mesmo tempo.
O jornalista online tem que se favorecer dessas ferramentas, pois atrair o internauta é uma tarefa difícil em meio à variedade que a rede têm, como espaço para comentários e compartilhamento de conteúdo através de redes sociais. Porém, não se pode esquecer que o um bom conteúdo ainda é fundamental.
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